quinta-feira, 12 de março de 2009

O lado positivo da tristeza

A tristeza tem um lado positivo que mais nenhum estado de alma tem. Se estamos tristes, sabemos apreciar muito melhor uma coisa boa. E, por essa coisa boa, conseguimos renascer das cinzas como se tivessemos acabado de vir dar à costa. À costa que se chama vida.
Às vezes é necessário ir ao fundo para dar valor às coisas que existem à tona. Às pequenas mas belas coisas que existem lá em cima, a boiar, à espera que as alcancemos. Ficar triste, é uma espécie de preparação para aceitar a realidade ou lutar por uma nova realidade. Por isso, a tristeza alberga em si, num canto não muito evidente, um lado positivo.
A minha tristeza é uma tristeza pretensiosa, porque não se limita a ter só um lado positivo como as outras. Ostenta sem pudor vários lados positivos e não me deixa estar muito tempo sossegada no meu canto a chorar e a pensar em nada, sem que me assalte logo com algum dos seus lados positivos.
Se por um lado me faz chorar, por outros tantos faz-me pensar. Faz-me questionar. Escrever. Ler. Apreciar um disco negligenciado no meio dos outros todos. Querer ser alguém e acreditar que um dia o serei. Sonhar. Desejar a companhia de um bom amigo. Desprezar tudo aquilo que me puxa para baixo.
E ao aproveitar esses lados positivos, vou-me entretendo e percebendo que há males maiores. E, quando dou por mim, acordo à tona de água, jubilante por um pequeno nada.

Nenhum comentário: