domingo, 15 de fevereiro de 2009

Indícios e Concertos

Tenho tido ultimamente vários indícios de que estou a entrar numa nova idade. No último concerto que fui, tive mais um desses estranhos e cada vez mais recorrentes indícios: achei fantástica a ideia dos lugares sentados. Apesar de gostar imensamente de dar um pezinho de dança e abanar a anca com as músicas que mais me agradam, começo a achar altamente desconfortável ver concertos de pé. Ora são as dores nas costas, ora são os cabeçudos que em vez de terem ido para um qualquer Carnaval português, se vão enfiar mesmo à frente do meu metro e sessenta e um calçado com uns rasteiros sapatos dr. martens.
Por falar em concertos, aviso desde já dois ministérios - o da cultura e o da saúde - de que desconfio que há propagação de H5N1 nos espectáculos a que assisto. Não por a passarinha que aqui debita palavras estar presente, mas sim pelo facto de que assim que há uma música mais calma ou uma parte mais parada, o público desata logo a tossir. Ora lá atrás, ora ali mesmo ao meu lado esquerdo. Toda a minha gente tosse e, se não se trata de um caso de saúde pública, trata-se certamente de um desconforto generalizado perante o silêncio. Pois meus amigos com problemas de garganta, de tosse seca ou com expectoração, se tivessem o mesmo ruído constante nos vossos ouvidos que eu tenho nos meus (ruído esse também conhecido por ser um dos indícios que me avisam que a idade já é outra), nada vos deixaria mais gratos que um bocadinho de silêncio para aproveitar uma música calma ou umas palavras sensatas.
Para terminar, queria avisar aqueles gajos chatos que começam a berrar em direcção do palco na esperança que os artistas lhes respondam, que gritam nomes de músicas e que fazem "ÚUUUuuu!!!!" quando começa a favorita deles, que isso tudo é bastante ridículo. Bastante mesmo. E que, não sendo nada comigo, até coro de tão envergonhada que fico. Pois por falar de indícios, esses actos são fortes indícios de demência humana ou de pré-adolescência mal resolvida (o que é bem pior que adolescência mal resolvida). Tratem-se ao som dos vossos discos favoritos e fechem-se bem fechados nos vossos quartos. Comigo resultou e passei sem problemas à idade seguinte. Convosco não será diferente, haja esperança.

Nenhum comentário: